Na terceira reunião ordinária de 2011, realizada no último dia 12, p.p, o Conselho Municipal da Juventude debateu mais uma vez os preparativos para a 1ª Conferência Municipal da Juventude, a ser realizada nos dias 28 e 29 deste mês.
O encontro contou com a presença do Vice-presidente da Câmara, Vereador Jorge Augusto Pereira – “Jorge do Ibéria”.
Após a oração inicial, houve a leitura e aprovação da Ata da sessão anterior. Em seguida, a presidência informou o assunto prioritário da pauta do dia: os preparativos para a realização da 1ª Conferência Municipal da Juventude de Manhuaçu, marcada para os dias 28 e 29 deste mês, no salão de convenções do Manhuaçu Center Hotel, em parceria com a Superintendência Regional de Ensino.
Neste contexto, os conselheiros foram informados sobre as atividades inicialmente realizadas e o que ainda há para ser feito. A presidência sugeriu a formação de comissões para executar trabalhos distintos, em uma lista de atividades necessárias para a consolidação da primeira conferência na cidade. Sobre o quadro de palestrantes, os conselheiros sugeriram nomes e indicaram temas. Ainda sobre a conferência, foram debatidas questões sobre as atrações artísticas e a formação de grupos de participantes para o estudo e explanação de temas apresentados em eixos temáticos distintos.
O Conselheiro e Coordenador do Programa JCC – Jovens Construindo a Cidadania-, Tenente Jésus Cássio, ofereceu-se para listar os temas a serem estudados nestes eixos. O Vice-presidente do Comjuve, Fabrício Santos, e os Conselheiros Fábio Santos e Marilza Santos, artistas plásticos, ofereceram-se para os trabalhos de decoração do cenário, disponibilizando inclusive material da Central das Artes, empreendimento da família Santos.
Na parte artística, o Conselheiro Marcelo Crispino ofereceu apresentação de capoeira e o Conselheiro Thiago Bezerra, indicou a apresentação musical de cantor do estilo funk gospel para o evento. A partir destas e de outras iniciativas, foram compostas as devidas comissões, objetivando a realização de uma conferência bem organizada e nos moldes necessários para atender a municipalidade. Sobre o convite aos jovens, houve consenso entre os conselheiros de que todas as escolas estaduais e da rede particular que atendem estudantes nesta faixa etária fossem convidadas, preenchendo um credenciamento prévio com o nome de quinze de participantes cada.
Dia Municipal da Juventude
Outro ponto debatido e aprovado pelos conselheiros foi a sugestão do Conselheiro Thiago Bezerra em criar o Dia Municipal da Juventude. Na ocasião, Thiago apresentou sua justificativa, mencionando que a regulamentação desta data, com a devida aprovação na Câmara de Vereadores, motivará os diversos órgãos e setores da cidade, relacionados à juventude, à promoverem ações direcionadas aos jovens, durante as comemorações desta data.
Em sua proposta, o conselheiro apontou o último domingo de setembro para o estabelecimento do feriado, justificando sua proximidade com a Semana Nacional da Juventude – comemorada na última semana do referido mês.
Em seguida, o Presidente do COMJUVE, Thomaz Júnior, solicitou que o conselheiro Thiago comentasse sobre sua participação na excursão à cidade de Muriaé com o propósito de conhecer o Projeto social “Gente Jovem”. A delegação que partiu de Manhuaçu contou com representantes dos Conselhos da Criança e do Adolescente, COMSEP, Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, além de outras entidades. Thiago fez sua explanação sobre o assunto, abordando características positivas do projeto naquele município.
Jovens destacam apoio do Comjuve em Projeto social
Antes do encerramento da reunião, jovens do Projeto social “Novo Engenho” se pronunciaram. Desta vez, os representantes deste trabalho desenvolvido no Bairro Engenho da Serra – os jovens Lázaro Pascoalato e Rafael Rocha - agradeceram a atenção do COMJUVE em direcionar suas solicitações ao Poder Público, visando bolas e materiais diversos para a continuidade do projeto naquela localidade. Lázaro relatou ainda que o Projeto está com novas demandas e necessita, mais uma vez, de apoio para que as atividades tenham sua continuidade no bairro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário