quarta-feira, 28 de agosto de 2013

II Conferência Municipal da Juventude de Manhuaçu



Em busca de uma política sólida e eficaz para a juventude, que sonha com dias melhores, o Conselho Municipal da Juventude de Manhuaçu se propôs fortalecer as ideias, para que todas as possibilidades de envolvimento social se tornem efetivas.

Para colocar em prática as diretrizes e saber das necessidades dos jovens, um diálogo foi estabelecido durante a 2ª Conferência Municipal da Juventude, realizada no último sábado, 24. Com o tema central “A Juventude em Rede para a Cidadania”, houve discussões e palestras relevantes para os jovens da cidade e dos distritos.

Várias reuniões foram realizadas para a escolha dos palestrantes com perfil da juventude.

Presentes à 2ª Conferência Municipal da Juventude, o prefeito Nailton Heringer, o Vice-presidente da Câmara Municipal, Vereador Cb. Anísio Gonçalves de Souza; Diretor Municipal de Esportes, Vitor Rocha; Presidente do Instituto Caminhar, Agente Fabrício Vieira; Coordenador da Pastoral da Juventude, Padre Euclides Campos e o Presidente da ACLA-MG, Fabrício Santos.

De forma bastante singular, o Coordenador e Orientador da Pastoral da Juventude, Pe. Euclides destacou a forma em que o jovem deve encarar a vida. “A juventude precisa acreditar e buscar o que é bom, para que haja a transformação que todos sonham”, destacou.

Palestras motivadoras

Para atrair a atenção dos jovens, as palestras tiveram propostas significativas, a fim de despertar nos conferencistas a vontade de participar de forma efetiva da vida comunitária e das ações relevantes para o crescimento social. Foram ministradas palestras sobre Mercado de Trabalho (Hugo Alves); Conexão, Cultura e Respeito às Diferenças (Fabrício Santos) e diálogo com o Governo (Ronaldo Lopes Correa – Ex-prefeito de Manhumirim) serviram para motivação à juventude. “Todos nós podemos alcançar algo melhor. Basta pensarmos e agir, que seremos construtores de uma nova história”, destaca Ronaldo Lopes.

De acordo com o Presidente do Comjuve Manhuaçu (Conselho Municipal da Juventude), Marcelo Crispino, o objetivo da conferência foi alcançado. Houve a participação de toda a juventude nas discussões em busca de políticas e ações, a fim de alcançar metas e fazer do conselho uma ferramenta importante para despertar os jovens a uma ação eficiente.

O COMJUVE foi criado em 2009, com o propósito de alavancar políticas públicas e trabalhar junto à sociedade. Para o Presidente Marcelo Crispino, os quatro eixos temáticos escolhidos e discutidos em assembleia foram essenciais para a Conferência Estadual, que acontecerá entre os dias 7 e 9 de Novembro, em Araxá. A proposta escolhida pelos conferencistas foi a meta do milênio, com o tema “Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente”. Representarão o município de Manhuaçu nesse encontro, o Diretor de Esportes, Vitor Rocha (Governo) e o Presidente o Instituto Caminhar, Fabrício Vieira (Sociedade Civil).

(Texto e fotos: Eduardo Satil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário