quarta-feira, 24 de agosto de 2011

1º Corpo e Ginga Fest mostra valores da Capoeira










Movimento, ritmo, esporte, cultura e interação social: assim foi o 1º Corpo e Ginga Fest de Capoeira, realizado no último domingo, 21. Realizado pelo Grupo “Corpo e Ginga”, o evento contou com capoeiristas de todas as idades, no Centro Cultural João Bracks. Esteve presente o Diretor Municipal de Cultura, Fabrício Santos.

Incentivando a atividade cultural, o evento resgatou a tradição e a herança afro-brasileira, apresentando à comunidade os valores agregados na capoeira, como a formação do caráter e o desenvolvimento corporal e mental proporcionados a seus praticantes. Durante o encontro, houve a gravação de DVD, registrando o 6º Encontro Interestadual de Capoeira e o cadastro dos esportistas locais.

O Educador Social e professor de capoeira, Marcelo Crispino de Oliveira – “Marcelo “Papagaio” – ressaltou que “o projeto busca divulgar a capoeira e uma maior aproximação com os praticantes deste esporte na região”, mencionou.
O 1° Corpo e Ginga Fest contou com o apoio do COMJUVE - Conselho Municipal da Juventude de Manhuaçu - e do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural.

Carmélio Junior, Coordenador do 6º Encontro Interestadual de Capoeira, falou sobre a importância deste evento, afirmando que “as atividades ligadas à capoeira se enquadram também em uma concepção de amostra de arte e de socialização. Nestas ocasiões, realmente, buscarmos fazer um intercâmbio interestadual de cultura”, pontuou.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Instituto Federal em Manhuaçu é autorizado pela Presidente Dilma Roussef




Comitiva de Manhuaçu presente em Brasília (foto: Carlos Henrique Cruz)
A presidente da República, Dilma Rousseff, anunciou nesta terça-feira, 16, a criação de quatro universidades federais, a abertura de 47 campi universitários e 208 unidades dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia, espalhados em todo o país. A cidade de Manhuaçu foi uma das seis contempladas em Minas Gerais. Uma comitiva dos Poderes Executivo e Legislativo acompanhou a cerimônia no Palácio do Planalto.
Atendendo ao convite do cerimonial do Palácio do Planalto e Ministério da Educação, prefeitos de 120 municípios assinaram, portanto, o compromisso com o governo federal de oferecer terrenos para a instalação de unidades de educação profissional em suas cidades. A concretização das novas escolas deve acontecer em 2013-2014.
Até 2012, serão implementados 20 campi universitários em oito estados e 88 unidades de institutos federais em 25 estados. Além disso, o Prefeito Adejair Barros assinou termo de compromisso para a construção de uma unidade do instituto federai tecnológico (IFET) em Manhuaçu. No total, são seis em Minas Gerais e 119 no país.  municípios dos 26 estados e no Distrito Federal. Pelas previsões, todas as unidades estarão em funcionamento nos próximos três anos.
A conquista do IFET de Manhuaçu foi comemorada pelo Deputado Federal João Magalhães (PMDB) acompanhado do Prefeito Adejair Barros, os vereadores Renato Cezar Von Randow (presidente da Câmara), Nelci Alves Gomes (Teté) e Francisco de Assis Dutra (Chico do Juquinha) e o Secretário de Administração Geraldo Dângelo. A Prefeitura de Manhuaçu se comprometeu em oferecer terreno para a instalação da unidade de educação profissional. A área inicialmente teria dois mil metros quadrados, mas segundo o Prefeito Adejair Barros, o terreno será ampliado para cinco mil metros, conforme solicitado pelo Ministério da Educação.

A presidenta da República, Dilma Rousseff, anunciou a criação de quatro universidades federais (foto: Carlos Henrique Cruz)
Ele defendeu a conquista e ressaltou a importância da união de diversas lideranças para viabilizar o projeto de Manhuaçu. “Temos aqui a representação dos Poderes Executivo e Legislativo, o empenho do Deputado João Magalhães e de várias lideranças envolvidas por viabilizar essa importante conquista”, afirmou.
No projeto, somam-se as 120 unidades de educação profissional às 88 que estão em construção, com término previsto para o fim de 2012. Ao final de 2014, portanto, o país terá ganho 208 unidades de educação profissional.
As 27 unidades da Federação estão contempladas: Acre (um município), Alagoas (4), Amapá (2), Amazonas (4), Bahia (9), Ceará (6), Distrito Federal (uma cidade), Espírito Santo (2), Goiás (5), Maranhão (8), Mato Grosso (3), Mato Grosso do Sul (3), Pará (5), Paraíba (6), Paraná (6), Pernambuco (9), Piauí (4), Rio de Janeiro (7), Rio Grande do Norte (3), Rio Grande do Sul (7), Rondônia (1), Roraima (1), Santa Catarina (3), São Paulo (8), Sergipe (4), Tocantins (2) e Minas Gerais (6).
Os seis municípios mineiros que receberão o IFET são: Manhuaçu, Diamantina, Ibirité, Patos de Minas, Santa Luzia e Teófilo Otoni.
(Reportagem publicada no Site Manhuaçu.com)

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Sugestões dos jovens direcionarão Plano Municipal da Juventude



Após realizar a 1ª Conferência Municipal da Juventude, o COMJUVE (Conselho Municipal da Juventude de Manhuaçu) busca agora a elaboração do Plano Municipal da Juventude, com a definição dos trabalhos da entidade para os próximos dois anos, quando será realizada nova conferência. Este planejamento visa delinear as atividades que serão exercidas pelo conselho neste período, apontando prioridades de atuação em diversos setores que fazem parte do cotidiano do jovem, como a educação, capacitação profissional, saúde, lazer, cultura, transporte, entre outros.
Atuação semelhante também ocorre em Muriaé, onde o Conselho da Juventude local está prestes a realizar sua primeira conferência, no dia 26 de Agosto. Estas ações integram a lista de orientações da Cartilha da Juventude Municipalista, elaborada pelo Governo do Estado e direcionada para os Conselhos Municipais da Juventude.
Em Manhuaçu, o COMJUVE prepara a elaboração do Plano Municipal da Juventude com base nas sugestões dadas pelos jovens presentes à conferência, durante a discussão dos eixos temáticos propostos. “Na conferência, os jovens apontaram desafios e sugestões em diversas áreas como Meio Ambiente, Educação, Participação Social, Capacitação profissional, Esportes, e outros. Estas mesmas sugestões estão sendo inseridas no planejamento de trabalho do Comjuve, como prioridade. Trata-se de um conjunto de informações importantes porque nós a obtivemos diretamente do jovem, e, não, simplesmente, daquilo que supomos que o jovem queira. A conferência trata-se, portanto, de uma interação muito importante, uma audiência junto ao jovem, que torna ainda mais válido o nosso trabalho”, afirmou o Presidente do Comjuve Thomaz Júnior.
Em reunião ordinária da entidade, realizada na noite desta terça-feira, 09, o Comjuve definiu que dará continuidade à elaboração do Plano Municipal da Juventude, a partir do contato junto às entidades e segmentos diversos que possuem atuação direta com o jovem, visando maior entrosamento e futuras parcerias em prol do bem-estar social do público com idade entre 15 e 29 anos. 

1º Corpo e Ginga Fest de Capoeira

Outra ação que conta com apoio do Comjuve é o “1º Corpo e Ginga Fest de Capoeira” – evento programado para o próximo dia 21 de Agosto, domingo, entre 9h e meio-dia, em homenagem ao mês do capoeirista. O evento realizado pelo Educador Social e Conselheiro, Marcelo Crispino de Oliveira – “Marcelo Papagaio”, ocorrerá no Centro Cultural Teatro João Bracks, contando com apresentações de capoeira, informação para os jovens que apreciam a arte popular, conscientização sobre Saúde, Educação, Cultura, lazer, consciência negra e ambiental, prevenção às drogas, além do intercâmbio com grupos de outras cidades – fortalecendo o turismo e a cultura local.
(Foto: Eduardo Satil)

LEGENDA:

(Comjuve – Evento.jpg) –  O organizador do 1º Corpo e Ginga Fest, Conselheiro Marcelo Crispino de Oliveira, apresenta cartaz do evento, durante reunião do Comjuve. 

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

COMJUVE de Manhuaçu e de Muriaé discutem Plano Municipal da Juventude



2011-08-10
MANHUAÇU – Os presidentes dos Conselhos Municipais da Juventude Thomaz Júnior (Manhuaçu) e Vinícius Ventura (Muriaé) estiveram reunidos em Manhuaçu no último sábado (6) para debater sobre o implementação do Plano Municipal da Juventude nos dois municípios.
Segundo Vinícius, o plano será debatido em Muriaé no próximo dia 26 de agosto, dentro da 1ª Conferência Municipal da Juventude. Uma das propostas é fazer com que este documento se torne lei. “Thomaz e eu conversamos para que este plano se torne realidade também em Manhuaçu. Há uma grande necessidade de debate políticas públicas e investir nestas ideias voltadas à juventude”, explica.
Dentro do Plano Municipal da Juventude estão previstos projetos e prioridades que devem ser implementados no município e que são voltados para a juventude. “Dentro das conferências, os jovens apontam o que precisa melhorar. Transporte, cultura, lazer e esporte são alguns exemplos. O Plano Municipal da Juventude seria formado através das demandas dos jovens da cidade e serviria como instrumento de reivindicação”, comenta Thomaz.

(Reportagem publicada no Jornal Diário de Manhuaçu - edição 11 de Agosto de 2011).