sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Sugestões dos jovens direcionarão Plano Municipal da Juventude



Após realizar a 1ª Conferência Municipal da Juventude, o COMJUVE (Conselho Municipal da Juventude de Manhuaçu) busca agora a elaboração do Plano Municipal da Juventude, com a definição dos trabalhos da entidade para os próximos dois anos, quando será realizada nova conferência. Este planejamento visa delinear as atividades que serão exercidas pelo conselho neste período, apontando prioridades de atuação em diversos setores que fazem parte do cotidiano do jovem, como a educação, capacitação profissional, saúde, lazer, cultura, transporte, entre outros.
Atuação semelhante também ocorre em Muriaé, onde o Conselho da Juventude local está prestes a realizar sua primeira conferência, no dia 26 de Agosto. Estas ações integram a lista de orientações da Cartilha da Juventude Municipalista, elaborada pelo Governo do Estado e direcionada para os Conselhos Municipais da Juventude.
Em Manhuaçu, o COMJUVE prepara a elaboração do Plano Municipal da Juventude com base nas sugestões dadas pelos jovens presentes à conferência, durante a discussão dos eixos temáticos propostos. “Na conferência, os jovens apontaram desafios e sugestões em diversas áreas como Meio Ambiente, Educação, Participação Social, Capacitação profissional, Esportes, e outros. Estas mesmas sugestões estão sendo inseridas no planejamento de trabalho do Comjuve, como prioridade. Trata-se de um conjunto de informações importantes porque nós a obtivemos diretamente do jovem, e, não, simplesmente, daquilo que supomos que o jovem queira. A conferência trata-se, portanto, de uma interação muito importante, uma audiência junto ao jovem, que torna ainda mais válido o nosso trabalho”, afirmou o Presidente do Comjuve Thomaz Júnior.
Em reunião ordinária da entidade, realizada na noite desta terça-feira, 09, o Comjuve definiu que dará continuidade à elaboração do Plano Municipal da Juventude, a partir do contato junto às entidades e segmentos diversos que possuem atuação direta com o jovem, visando maior entrosamento e futuras parcerias em prol do bem-estar social do público com idade entre 15 e 29 anos. 

1º Corpo e Ginga Fest de Capoeira

Outra ação que conta com apoio do Comjuve é o “1º Corpo e Ginga Fest de Capoeira” – evento programado para o próximo dia 21 de Agosto, domingo, entre 9h e meio-dia, em homenagem ao mês do capoeirista. O evento realizado pelo Educador Social e Conselheiro, Marcelo Crispino de Oliveira – “Marcelo Papagaio”, ocorrerá no Centro Cultural Teatro João Bracks, contando com apresentações de capoeira, informação para os jovens que apreciam a arte popular, conscientização sobre Saúde, Educação, Cultura, lazer, consciência negra e ambiental, prevenção às drogas, além do intercâmbio com grupos de outras cidades – fortalecendo o turismo e a cultura local.
(Foto: Eduardo Satil)

LEGENDA:

(Comjuve – Evento.jpg) –  O organizador do 1º Corpo e Ginga Fest, Conselheiro Marcelo Crispino de Oliveira, apresenta cartaz do evento, durante reunião do Comjuve. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário