segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Instituto Federal em Manhuaçu é autorizado pela Presidente Dilma Roussef




Comitiva de Manhuaçu presente em Brasília (foto: Carlos Henrique Cruz)
A presidente da República, Dilma Rousseff, anunciou nesta terça-feira, 16, a criação de quatro universidades federais, a abertura de 47 campi universitários e 208 unidades dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia, espalhados em todo o país. A cidade de Manhuaçu foi uma das seis contempladas em Minas Gerais. Uma comitiva dos Poderes Executivo e Legislativo acompanhou a cerimônia no Palácio do Planalto.
Atendendo ao convite do cerimonial do Palácio do Planalto e Ministério da Educação, prefeitos de 120 municípios assinaram, portanto, o compromisso com o governo federal de oferecer terrenos para a instalação de unidades de educação profissional em suas cidades. A concretização das novas escolas deve acontecer em 2013-2014.
Até 2012, serão implementados 20 campi universitários em oito estados e 88 unidades de institutos federais em 25 estados. Além disso, o Prefeito Adejair Barros assinou termo de compromisso para a construção de uma unidade do instituto federai tecnológico (IFET) em Manhuaçu. No total, são seis em Minas Gerais e 119 no país.  municípios dos 26 estados e no Distrito Federal. Pelas previsões, todas as unidades estarão em funcionamento nos próximos três anos.
A conquista do IFET de Manhuaçu foi comemorada pelo Deputado Federal João Magalhães (PMDB) acompanhado do Prefeito Adejair Barros, os vereadores Renato Cezar Von Randow (presidente da Câmara), Nelci Alves Gomes (Teté) e Francisco de Assis Dutra (Chico do Juquinha) e o Secretário de Administração Geraldo Dângelo. A Prefeitura de Manhuaçu se comprometeu em oferecer terreno para a instalação da unidade de educação profissional. A área inicialmente teria dois mil metros quadrados, mas segundo o Prefeito Adejair Barros, o terreno será ampliado para cinco mil metros, conforme solicitado pelo Ministério da Educação.

A presidenta da República, Dilma Rousseff, anunciou a criação de quatro universidades federais (foto: Carlos Henrique Cruz)
Ele defendeu a conquista e ressaltou a importância da união de diversas lideranças para viabilizar o projeto de Manhuaçu. “Temos aqui a representação dos Poderes Executivo e Legislativo, o empenho do Deputado João Magalhães e de várias lideranças envolvidas por viabilizar essa importante conquista”, afirmou.
No projeto, somam-se as 120 unidades de educação profissional às 88 que estão em construção, com término previsto para o fim de 2012. Ao final de 2014, portanto, o país terá ganho 208 unidades de educação profissional.
As 27 unidades da Federação estão contempladas: Acre (um município), Alagoas (4), Amapá (2), Amazonas (4), Bahia (9), Ceará (6), Distrito Federal (uma cidade), Espírito Santo (2), Goiás (5), Maranhão (8), Mato Grosso (3), Mato Grosso do Sul (3), Pará (5), Paraíba (6), Paraná (6), Pernambuco (9), Piauí (4), Rio de Janeiro (7), Rio Grande do Norte (3), Rio Grande do Sul (7), Rondônia (1), Roraima (1), Santa Catarina (3), São Paulo (8), Sergipe (4), Tocantins (2) e Minas Gerais (6).
Os seis municípios mineiros que receberão o IFET são: Manhuaçu, Diamantina, Ibirité, Patos de Minas, Santa Luzia e Teófilo Otoni.
(Reportagem publicada no Site Manhuaçu.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário